Visitantes online

como colocar contador de visitas no site

Faxineiras do Shopping

domingo, agosto 17, 2014


#CampanhaRetireSuaBandejaApósComer

Em primeiro lugar, bom dia a todos.

Ontem fui ao Shopping Buriti com meus filhos para assistir Tartarugas Ninjas, mas os ingressos já estavam esgotados. Então, o jeito foi passar algumas horas na Livraria Nobel vendo as novidades, para depois irmos comer algo.

A praça da alimentação lotada, filas em todos os Box de fast-food. Mc Donald´s e Burger King eram os mais lotados.

Qual seria o termo correto para denominar a profissão das mulheres que ficam dez horas em pé recolhendo as bandejas das mesas que as pessoas simplesmente “esquecem” propositalmente? Essas mulheres que separam os restos das inúmeras bandejas e destinam estes mesmos restos ao lixo correto? Essas mulheres que limpam a coca-cola que você derrubou no chão para que outras pessoas não escorreguem? E que passam um paninho na mesa suja para que você se sente com sua família numa mesa limpa?





Pois bem, ontem eu tive a sorte de encontrar uma mesa que tinha acabado de ser desocupada e a “faxineira do shopping” rapidamente veio recolher as bandejas e passar o pano na mesa para que eu me sentasse com minhas crianças. Ela muito apressada fez tudo em segundos. Então eu disse: “Muito obrigada moça.” – Ela não respondeu e foi recolher diversas bandejas e continuar seu trabalho que com certeza ainda não estava no fim. Eram 21h30, o Shopping fecha às 22h00, mas ela ficaria até umas 23h00.

Enquanto eu e meus filhos jantávamos massa do Spoletto, uma mulher acompanhada de mais duas amigas se sentou à uma mesa próxima a nossa. Muito bem vestidas, bonitas e me pareciam simpáticas.
A mesa em que essas dondocas se sentaram estava com bandejas cheias de restos de lanche, refrigerante, guardanapo e etc... Elas simplesmente se sentaram ali e ficaram chamando a pobre “faxineira do shopping”.

Primeira vez foi educadamente:
- Moça, por favor? Dá uma geral aqui?
A “faxineira do shopping” pediu um momento.
A segunda vez:
- Moça, por favor? Dá uma geral aqui?
A “faxineira do shopping” estava extremamente ocupada e a dondoca pedindo para dar uma geral?
Isso foi me irritando.
Até que a dondoca teve um piti e começou a falar para as amigas:
- Gente, chamei a faxineira duas vezes e ela se finge de surda. Aff... tem gente nasce e vai morrer em sub-emprego.

Então esta dondoca foi até o balcão do fast-food em que ela e as amigas iriam comer e reclamou com o gerente que a “moça” não queria limpar a mesa dela. Como se a moça fosse contratada daquela loja do fast-food. A moça é contratada do shopping.

Eu me irritei tanto com isso, que eu simplesmente me levantei e pedi ajuda das crianças. Nós retiramos as bandejas e levamos até o local onde as “faxineiras do shopping” estavam limpando outras centenas de bandejas, pedi o frasco com veja e o paninho para passar na mesa das dondocas e pronto. Tudo resolvido.
Só não entendi a atitude das dondocas. Eu achei que elas iriam dizer: “Poxa, obrigada.” Ou “Nossa, que falta de semancol a minha.”

Mas não, ela simplesmente disse: “Por isso que esse país não vai para a frente. Não é serviço seu esse. Eu já tinha falado com o gerente e ele ia falar com a faxineira pra ela aprender a ter consideração com os clientes e trabalhar direito.”
E eu diante deste comentário totalmente absurdo, respondi: “Mil desculpas. Não tive a intenção de ser indelicada ou arrogante. Mas é que o shopping está bem lotado e as “moças” não estão dando conta de limpar todas as bandejas. Tem fast-food que não tem mais bandeja para os clientes.”

Ela se irritou, levantou da mesa, foi até o fast-food e pediu para embrulhar para viagem. Eu hein?

Bom, eu e minhas crianças terminamos de comer, levamos as bandejas e estávamos separando o lixo quando a moça que limpou minha mesa quando cheguei disse:
- Muito obrigada. Se todos fizessem como você. Mas as pessoas acham que temos obrigação de retirar as bandejas. Nós retiramos, mas hoje está muito lotado aqui. As pessoas não entendem. Uma colega faltou e eu estou com meu filho em casa ardendo em febre e só vou sair daqui às 23h00. Estou só com o almoço até agora. Não estou nem raciocinando direito.
- Eu sei como é... – comecei a dizer. Mas ela já tinha se afastado. Com certeza queria terminar o serviço logo, para ir embora e cuidar do seu filho.

Eu não acho que seja obrigação das moças retirarem as bandejas da mesa e limpar a bagunça que você fez. Eu acho que elas estão lá para manter a limpeza. Separar as bandejas e destiná-las de volta às fast-foods, limpar o vômito de alguma crianças que passou mal e não deu tempo de chegar ao banheiro, limpar a coca-cola que alguém derrubou sem querer, manter as mesas e cadeiras limpas. Só acho tá?

Então você vai ao banheiro fazer xixi ou cocô certo? E a mulher que é responsável pela limpeza do banheiro? Ela é obrigada a limpar a “mijada” ou a “cagada” que você dá? Situação meio parecida não?

E desde quando existe sub-emprego? Eu acho que qualquer trabalho, qualquer profissão tem seu valor e é digno de respeito. Alguém já se imaginou ir a um Shopping sem “faxineiras”?

Nunca julgue uma pessoa sem saber o que se passa com ela antes. Que se dane se a dondoca me achou indelicada ou arrogante. Eu vim embora em paz. Teria sido pior a “faxineira do shopping” ter que levar uma bronca do patrão depois de um dia de trabalho e ainda ter que cuidar do filho que estava doente em casa. Eu me sentiria extremamente mal se não tivesse feito algo. E iria ficar dias pensando: "Porque não fiz alguma coisa?" - É uma merda ser assim. E tenho certeza que durante a sua jornada de trabalho, ela deve ter cruzado com várias dondocas assim. Gente que se acha acima do bem e do mal. Que não tem educação, respeito, senso crítico e que acha que quando morrer vai ser enterrada em cima da terra. Aff...
 

Postagens Relacionadas

0 comentários

Muito obrigada, de coração, por sua visita. Adoraria se deixasse um comentário.